Apresentação
Este é o repositório de Recursos Educacionais Abertos produzidos no contexto da disciplina CSH42 - Acessibilidade e Inclusão Digital, ofertada pelo Departamento Acadêmico de Informática (DAINF), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Curitiba.
Alguns de nossos recursos cadastrados
-
Letramento Digital Com a crescente digitalização de processos, torna-se necessário, nos dias de hoje, um nível considerável de domínio das tecnologias digitais. Esse domínio das tecnologias digitais, aliado a compreensão das implicações sociais e éticas do uso das tecnologias, denomina-se Letramento Digital. Ele é de suma importância, pois é necessário que as pessoas, além de saberem operar as tecnologias, também conheçam suas nuances de uso, de forma que compreendam processos sociais que ocorrem no mundo digital, novas modalidades de golpes, novas formas de interação entre pessoas, dentre outros aspectos. Portanto, é importante que as pessoas saibam operar as tecnologias digitais, mas também tenham uma visão crítica dela, para que possam aproveitar seus pontos positivos e mitigar seus pontos negativos. Neste REA, estarão conteúdos referentes aos aspectos básicos e intermediários de operação de computadores, editores de texto, dentre outros. Este material é construído com base nas necessidades de seu público alvo, tratado com suas especificidades na disciplina CSH42. Neste arquivo, estarão presentes os conteúdos tratados com o público alvo, além de materiais extras.
-
Acessibilidade e Inclusão: Adaptando Conteúdos Didáticos O objetivo era realizar uma oficina pensando na acessibilidade frente a materiais didáticos, voltados para ajudar tanto os professores quanto os alunos no dia a dia com os materiais que eles utilizavam para as matérias. Primeiramente a nossa ideia era desenvolvermos algum projeto voltado para isso, mas vimos que não faria tanto sentido seguir nessa linha, logo decidimos realizar um guia prático voltado para uma utilização por parte dos docentes e discentes, tornando os materiais mais acessíveis para a comunidade. Com isso desenvolvemos o guia explorando ferramentas como Slides, PDFs, Vídeos e Imagens, focando em buscar softwares gratuitos e de fácil acesso para a utilização dos usuários.
-
Tecnologias Assistivas para pessoas com deficiência física Este guia tem como objetivo auxiliar na instalação de tecnologias assistivas que visam facilitar o acesso e a interação de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida com o computador. As ferramentas apresentadas neste documento são gratuitas e de código aberto, permitindo que sejam utilizadas por qualquer pessoa interessada em melhorar a acessibilidade digital.
-
Aplicativos Móveis para pessoas com Dislexia Este trabalho apresenta recomendações de aplicativos móveis para pessoas com dislexia. Trata-se da segunda versão de Recurso Educacional Aberto. Primeiro é apresentada a versão original do REA e em seguida uma série de atualizações e extensões sobre a versão original.
-
Sinfonia para todos O projeto "Sinfonia para Todos" tem como objetivo desenvolver um material pedagógico adaptado para ensinar o uso de um software de produção musical a indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa busca criar um ambiente de aprendizado acessível, considerando as características sensoriais, sociais e comunicacionais de pessoas com TEA. Ao final do semestre, espera-se entregar um guia digital em formato de website contendo vídeos didáticos e descrições textuais que facilitem o uso de ferramentas de produção musical, além de promover benefícios à comunidade-alvo ao oferecer um recurso inclusivo e personalizado.
-
Guia de como tornar os materiais mais acessíveis para professores do IFPR Este trabalho foi desenvolvido para a aula de Acessibilidade e Inclusão Digital, e tem como objetivo trazer técnicas e métodos para tornar mais acessíveis os materiais escolares do IFPR (Instituto Federal do Paraná), com o auxílio da participação da comunidade externa proveniente do IFPR-Colombo.
-
Oficina-Piloto para Conscientização e Capacitação sobre Adaptação de Materiais Didáticos para Inclusão de Estudantes com Deficiência Este relatório descreve o planejamento de uma oficina-piloto realizada no IFPR com o objetivo de capacitar o corpo docente na adaptação de materiais didáticos para estudantes com deficiência visual. A oficina aborda o uso de tecnologias assistivas e a adaptação prática de materiais, permitindo aos participantes experimentar a diferença entre conteúdo inacessível e acessível. O relatório inclui uma descrição detalhada do planejamento das atividades, dos materiais necessários e dos resultados esperados, além de uma seção sobre a coleta de feedbacks para avaliar a eficácia da oficina e identificar possíveis melhorias futuras.
-
Uso do Finger Bot para ativação de botão via comando de voz Este material apresenta orientações sobre a configuração do Finger Bot para ser acionado por comando de voz, utilizando smartphones.
-
Guia para a utilização das ferramentas de acessibilidade Dalton, Color Enhancer e correção de cor do Android A alternativa para a melhora da acessibilidade de jogos para pessoas com daltonismo proposta, se dá através do uso de ferramentas de filtro de cor como ‘Dalton’², ‘Color Enhancer’ e a correção de cor nativa do Android. Um guia para a utilização das ferramentas está em anexo.
-
Controle do Windows por Voz Este documento tem por objetivo central apresentar uma forma de se utilizar o computador através de comandos de voz. A ferramenta escolhida foi o recurso de acessibilidade nativo presente no sistema operacional Windows 11. As principais vantagens de se utilizar o recurso nativo são o suporte a longo prazo por parte do fabricante do sistema operacional, correções de “bugs” de forma mais rápida e consistente, maior integração com aplicativos instalados e não possuir nenhum custo adicional ao usuário.
-
Tutorial de Uso da ferramenta de programação por voz
Serenade Esse documento tem como objetivo introduzir o uso da ferramenta de programação por voz Serenade, contando com manual de instalação, tradução da documentação oficial do inglês para português, orientação de uso conjunto com o Google Translate e manual com pronúncia de palavras e traduções de comando do inglês para português.
-
Programação Acessível: Aprendendo Python com VSCode para pessoas cegas Para conseguir aprender Python tendo algum tipo de deficiência visual, é necessário ter acesso a plataformas que foram projetadas para serem acessíveis. Nesse tutorial, vamos apresentar algumas plataformas que são acessíveis e que podem ser utilizadas para aprender Python.