Apresentação
Este é o repositório de Recursos Educacionais Abertos produzidos no contexto da disciplina CSH42 - Acessibilidade e Inclusão Digital, ofertada pelo Departamento Acadêmico de Informática (DAINF), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Curitiba.
Alguns de nossos recursos cadastrados
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Estudo de Caso: Aplicação de Guia de Acessibilidade na Produção de Slides Este Recurso Educacional Aberto (REA) tem como finalidade apresentar um guia prático e um estudo de caso sobre como tornar slides e outros materiais de apresentação mais inclusivos e acessíveis para todos. O objetivo é demonstrar que, com passos simples, é possível melhorar significativamente a usabilidade dos materiais para pessoas com diferentes necessidades. Neste guia, abordaremos dois pilares fundamentais da acessibilidade digital: o ajuste de contraste de cores para garantir a legibilidade e a adaptação de conteúdos, como imagens e tabelas, para que sejam corretamente interpretados por leitores de tela.
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Sinfonia para Todos: Aprendizagem Acessível de Produção Musical com o Reaper O projeto desenvolvido pelo grupo neste semestre consistiu na adaptação e continuidade do trabalho realizado no semestre anterior: o Recurso Educacional Aberto (REA) Sinfonia para Todos. Nesta nova etapa, foram produzidos vídeos introdutórios sobre produção musical utilizando o software de gravação e mixagem REAPER. Além disso, foram realizados encontros semanais presenciais com Cristian, estudante com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
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Letramento Digital (versão expandida em 2025) Com a crescente digitalização de processos, torna-se necessário, nos dias de hoje, um nível considerável de domínio das tecnologias digitais. Esse domínio das tecnologias digitais, aliado a compreensão das implicações sociais e éticas do uso das tecnologias, denomina-se Letramento Digital. Ele é de suma importância, pois é necessário que as pessoas, além de saberem operar as tecnologias, também conheçam suas nuances de uso, de forma que compreendam processos sociais que ocorrem no mundo digital, novas modalidades de golpes, novas formas de interação entre pessoas, dentre outros aspectos. Portanto, é importante que as pessoas saibam operar as tecnologias digitais, mas também tenham uma visão crítica dela, para que possam aproveitar seus pontos positivos e mitigar seus pontos negativos. Neste REA, estarão conteúdos referentes aos aspectos básicos e intermediários de operação de computadores, editores de texto, dentre outros. Este material é construído com base nas necessidades de seu público alvo, tratado com suas especificidades na disciplina CSH42. Neste arquivo, estarão presentes os conteúdos tratados com o público alvo, além de materiais extras. Complementos: subcapítulo "Explorador de Arquivos" e capítulos "Google Docs", "Google Drive", "Zotero" e "Materiais complementares".
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Projeto Joystick O projeto teve o objetivo de desenvolver um acessório físico acoplável ao joystick de uma cadeira de rodas controlada remotamente por meio de um aplicativo mobile. Com isso pretendemos trazer mais autonomia para um jovem que possui síndrome de Duchenne, uma condição de distrofia muscular que traz limitações aos seus movimentos.
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Moovit com TalkBack: um guia acessível Guia estruturado em etapas claras, compatível com leitores de tela e adaptável para conversão em áudio. Tem o objetivo de apresentar, de forma acessível, um passo a passo para pessoas com deficiência visual utilizarem o aplicativo Moovit no transporte público, com o uso de leitores de tela.
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Dicionário Visual de Palavras Polissêmicas Uma plataforma web voltada à funcionalidade de dicionário de palavras polissêmicas em Português, com correspondência em Libras. Esta versão inicial contém somente um exemplo completo de palavra (banco).
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Letramento Digital Com a crescente digitalização de processos, torna-se necessário, nos dias de hoje, um nível considerável de domínio das tecnologias digitais. Esse domínio das tecnologias digitais, aliado a compreensão das implicações sociais e éticas do uso das tecnologias, denomina-se Letramento Digital. Ele é de suma importância, pois é necessário que as pessoas, além de saberem operar as tecnologias, também conheçam suas nuances de uso, de forma que compreendam processos sociais que ocorrem no mundo digital, novas modalidades de golpes, novas formas de interação entre pessoas, dentre outros aspectos. Portanto, é importante que as pessoas saibam operar as tecnologias digitais, mas também tenham uma visão crítica dela, para que possam aproveitar seus pontos positivos e mitigar seus pontos negativos. Neste REA, estarão conteúdos referentes aos aspectos básicos e intermediários de operação de computadores, editores de texto, dentre outros. Este material é construído com base nas necessidades de seu público alvo, tratado com suas especificidades na disciplina CSH42. Neste arquivo, estarão presentes os conteúdos tratados com o público alvo, além de materiais extras.
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Acessibilidade e Inclusão: Adaptando Conteúdos Didáticos O objetivo era realizar uma oficina pensando na acessibilidade frente a materiais didáticos, voltados para ajudar tanto os professores quanto os alunos no dia a dia com os materiais que eles utilizavam para as matérias. Primeiramente a nossa ideia era desenvolvermos algum projeto voltado para isso, mas vimos que não faria tanto sentido seguir nessa linha, logo decidimos realizar um guia prático voltado para uma utilização por parte dos docentes e discentes, tornando os materiais mais acessíveis para a comunidade. Com isso desenvolvemos o guia explorando ferramentas como Slides, PDFs, Vídeos e Imagens, focando em buscar softwares gratuitos e de fácil acesso para a utilização dos usuários.
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Tecnologias Assistivas para pessoas com deficiência física Este guia tem como objetivo auxiliar na instalação de tecnologias assistivas que visam facilitar o acesso e a interação de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida com o computador. As ferramentas apresentadas neste documento são gratuitas e de código aberto, permitindo que sejam utilizadas por qualquer pessoa interessada em melhorar a acessibilidade digital.
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Aplicativos Móveis para pessoas com Dislexia Este trabalho apresenta recomendações de aplicativos móveis para pessoas com dislexia. Trata-se da segunda versão de Recurso Educacional Aberto. Primeiro é apresentada a versão original do REA e em seguida uma série de atualizações e extensões sobre a versão original.
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Sinfonia para todos O projeto "Sinfonia para Todos" tem como objetivo desenvolver um material pedagógico adaptado para ensinar o uso de um software de produção musical a indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa busca criar um ambiente de aprendizado acessível, considerando as características sensoriais, sociais e comunicacionais de pessoas com TEA. Ao final do semestre, espera-se entregar um guia digital em formato de website contendo vídeos didáticos e descrições textuais que facilitem o uso de ferramentas de produção musical, além de promover benefícios à comunidade-alvo ao oferecer um recurso inclusivo e personalizado.
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Guia de como tornar os materiais mais acessíveis para professores do IFPR Este trabalho foi desenvolvido para a aula de Acessibilidade e Inclusão Digital, e tem como objetivo trazer técnicas e métodos para tornar mais acessíveis os materiais escolares do IFPR (Instituto Federal do Paraná), com o auxílio da participação da comunidade externa proveniente do IFPR-Colombo.